O Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, entidade representativa do segmento da Cachaça, destaca a atuação fundamental da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção da Cachaça no mercado internacional.

Há mais de 15 anos, a Apex-Brasil vem apoiando o segmento de Cachaça. Desde 2012, esse apoio se dá por meio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça (Cachaça: Taste the New, Taste Brasil) (www.tastebrasil.com), desenvolvido em uma parceria entre o IBRAC e a Apex-Brasil.

O projeto teve, e continua tendo, uma participação vital no processo de promoção, consolidação e reconhecimento da Cachaça no âmbito internacional, como um destilado de qualidade e exclusivamente brasileiro. 

Ao longo desses anos, tanto o Projeto, quanto as ações da Apex-Brasil, resultaram no apoio a mais de 100 empresas, em especial micro e pequenas.

Essas ações também contribuíram para transmitir, de forma responsável, os sentimentos que a Cachaça pode trazer quando consumida, além de toda a história e riqueza cultural brasileira que ela carrega.

Vale destacar que a ampliação das ações de promoção e exportação do destilado genuinamente “verde e amarelo”, a exemplo do que outros países desenvolvem com os seus destilados típicos e tradicionais, tem como um dos principais atores o apoio fundamental da Apex-Brasil.

Essa ampliação contribui para mais de 600 mil empregos diretos e indiretos que a categoria já proporciona aos brasileiros, além da inserção de mais empresas nacionais no mercado externo, gerando assim, mais receitas para essas empresas e para o Brasil.

O apoio da Apex-Brasil é essencial para que a Cachaça ocupe o seu lugar do mercado internacional e, também, seja valorizada como um Símbolo Nacional.

Cachaça: Taste the New, taste Brasil